top of page

1º Evento da pré-temporada de Quixadá é um sucesso!

Atualizado: 30 de dez. de 2018

Quixadá Verde é o primeiro evento realizado pelo Quixadá Aventura neste 2018. Ele aconteceu no período apelidado por Temporada Verde. É quando a vegetação do sertão ainda esta abastecida das ultimas chuvas, o verde da caatinga diminui o aquecimento solar, assim esse período as térmicas e ventos tendem a ser mais suaves. Ideal para os iniciantes no voo cross country (Voos de longa distância).


No total 51 pilotos se inscreveram.

O Quixadá Verde é um encontro que visa a confraternização dos pilotos, com o objetivo de incentivar a evolução de forma segura da modalidade Cross Country (voos de distância), entre pilotos iniciantes e intermediários.

Quixadá é bastante conhecida por seus voos na alta temporada, com térmicas fortes e ventos que podem chegar a 50km/h. O que assusta os pilotos iniciantes e intermediários, por julgar que o mesmo acontece no resgate do ano.


Bem, nem mesmo na temporada mais forte o voo esta restrito apenas a profissionais. Quixadá é classificado por horários, na temporada de outubro, são 12h de janela de voo. Iniciando o dia com térmicas suaves, até as 8:00h da manha, e encerrando seu pico de vento e térmicas fortes as 15h.

Não recomendamos iniciantes voarem na temporada mais forte. Já os pilotos intermediários (+100h de voo) conseguem voar tranquilamente no período da tarde. Recomendamos apenas que sempre sigam orientações dos pilotos nativos, pois existe um vento forte chamado de "Aracati" quem chega no final da tarde, mas é facilmente identificado com antecedência pelos pilotos nativos.



Resgate. Ônibus disponibilizado pela prefeitura de Quixadá.

O evento decepcionou um pouco aos que pretendiam apenas o voo de permanência, pois só foi possível no primeiro dia e fora da janela da competição. Aos que vieram em busca do cross country a maioria conseguiu sair da rampa e estampar nos céus do Sertão.

As térmicas estavam tão generosas que um dos participantes, Beto Sena, mesmo voando sem instrumentos conseguiu superar os 40km de distância.


A equipe de bombeiros estava lá o tempo todo, mas nem mesmo uma arborizada (pouso sobre árvores) foi registrada.

A inclinação da rampa ajuda bastante na hora da decolagem e até os iniciantes não tiveram dificuldade para tirar os pés do chão.


Eurismar Jr facilitador da troca de conhecimento em Cross Country e segurança.

Nobre, apresentado funções do rádio para momentos de emergência.

O evento contou com a participação virtual de Rafael Saladini (Campeão Brasileiro e recordista mundial) que apresentou, via vídeo, parte da sua palestra sobre cross country.


Alguns voos do evento. Gol km 30 e 65.

Após o evento o Quixadá Aventura realizou uma pesquisa de satisfação entre os participantes. Que alem de avaliarem o Quixadá Verde, puderam sugerir melhorias. O que significa que em 2019 será ainda melhor.


vídeo do evento





Realização

Quixadá Aventura


Apoio

FEPACE

Corpo de Bombeiros


Patrocínio

Sol Paragliders Umnicar Proteção Veicular Consultoria Empresarial Imagem Adryotica Dekore Festa Miúdos com Afeto Gourmet Churrascaria Elias da Carne Assada Posto Canaã Friends Lounge Bar Nori Restaurante Quixada Indicar Vale das Pedras





Maiores informações


www.quixadaaventura.com.br/quixadaverde

154 visualizações0 comentário
bottom of page