Para nós o resgate é tão importante para o cross country quanto um céu cheio de clouds streets. Hoje nosso grande professor de voo e de resgate, Dioclécio Rosendo (Dió), presenteou a comunidade do voo livre com um pouco do seu conhecimento, através do Guia do Resgate Eficiente (Disponível no final desta página.
Dioclécio é bastante conhecido na comunidade do voo livre como um dos melhores resgates do Brasil. Com os seus anos de experiência podemos dizer, sem medo, que ele conhece cada estrada que o voo livre pode nós levar, seja ela no nordeste ou no sul do país.
Ele foi o responsável pelo resgate dos maiores voos do esporte, como as quebra do recorde mundial de parapente em 2016.
Dió também é piloto de parapente estando o seu recorde pessoal acima dos 400km (batido em 2014 na rampa de Quixadá). Isso traz mais algumas vantagens no resgate, pois ele sabe o que o piloto esta pensando durante o voo e consegue prever seus movimentos.
O Guia que Dió disponibilizou é rico de informações tanto para resgates quanto para pilotos.
Quixadá Aventura e o resgate
Antes de cada temporada de voo a equipe de resgate do Quixadá Aventura participa de um treinamento para aperfeiçoar suas técnicas. Além de trabalhar com uma central de monitoramento o que facilita a vida de quem esta resgatando e de quem esta em solo aguardando o resgate.
Quixadá Aventura está oferecendo gratuitamente o curso de cross country para voos no nordeste e nele, alem das orientações em voo, será apresentado o trabalho do resgate no nordeste e suas roubadas.
Parar pra almoçar e deixar o carro no sol, significa expor o equipamento a 70ºC de temperatura interna dentro do veiculo.
Outro exemplo de roubada que muito dos resgates iniciantes passam é não encontrar o piloto no ponto "correto".
O resgate digita corretamente a coordenada no navegador, ao chegar no local é informado pelo google maps - Offline (programa recomendado) que chegou ao seu destino. Porem o piloto não está lá.
Porque isso aconteceu?
O rastreador do google e alguns outros programas, só leva o usuário a estradas cadastradas. Se o piloto pousar afastado de uma estrada o resgate vai receber o sinal sonoro que chegou ao destino e automaticamente o programa dará zoo ao local atual (local errado). Se o resgate nunca passou por essa situação a ultima coisa que ele vai fazer é tirar o zoo do rastreamento e identificar o erro. Na imagem acima no google via computador, vemos claramente a linha azul onde o rastreamento leva o resgate e o ponto vermelho olhe o piloto realmente pousou.
Pra evitar esse tipo de erro o resgate deve sempre estudar seu destino antes de iniciar a navegação, olhar o mapa, fazer anotações de pontos de referência e se comunicar via radio quando estiver próximo.
Arquivo Guia do Resgate Eficiente, por Dioclécio
Por, Eurismar Júnior
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