top of page

A "pororoca" do voo livre que dobra o planeio e ajuda na quebra de recordes no sertão.

O encontro da água do rio Amazonas com a água do mar cria o fenômeno conhecido como pororoca, uma onda "infinita" que sobe por todo o rio. O mesmo acontece no céu do nordeste e nesta temporada muitos pilotos intencionalmente ou não, surfaram nessa onda flutuante.


Piloto Antone que voou 400km nesta temporada.

Dos 34 pilotos que decolaram em Assu, no Rio Grande do Norte (com o Quixadá Aventura), 33 quebraram seu recorde pessoal.

E ontem (07/11/2019) não foi diferente, com a ajuda da onda. O piloto Carlos Preguicite atualizou sua distância de 160km para 390km.


Pilotos de voo a vela (planador) são especialistas nesse tipo de voo. Ontem eles também surfaram na onda sobre o estado do Ceará e bateram o recorde brasileiro de ida e volta. Tiveram seu planeio médio elevado de 60:1 para 94:1

A onda é gerado pelo encontro da brisa marítima com o vento do continente e ela se estende do estado do Rio Grande do Norte ao Maranhão.

Essa onda gerada pelo encontro de ventos é chamada de convergência e em alguns sistemas é possível prever, onde quando e quantos m/s estará subindo.

Convergência apresentada em cores amarelas e vermelhas, ao lado escala em m/s.

Quixadá Aventura esta agora estudando a melhor forma de aproveitar a convergência para o voo livre, pois ela se desloca de nordeste para sudoeste e os pilotos devem analisar o melhor momento para encontra-la durante o voo. Com um bom piloto, uma boa vela, e um bom dia de convergência os 600km não estão tão distantes para o voo livre de parapente.



Eurismar Jr (de 218km para 325km) e Carlos Preguicite (de 160km para 390km ) os surfadores da pororoca nordestina


Texto por Eurismar Jr



Reserve sua vaga na temporada 2020 no voo rebocado pelo nordeste!!! Sucesso total nesta temporada. Não fique de fora.

88 9 9911 3182





890 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page